5, v.2Sistema de monitoramento de fontes de energias renováveisSistema eólico de São Gabriel região de Irecê-BA author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

FONTES, Ivo Reis, CAGNON, José Angelo and RODRIGUES, Ricardo Martini. Sistema de supervisão e controle para casas de vegetação empregando rede wireless de sensores. In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [cited 30 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200046&lng=en&nrm=iso> .

O presente trabalho teve como objetivo a configuração de um sistema de supervisão e controle para casas de vegetação empregando um sistema de coleta de dados de parâmetros de controle através de uma rede de comunicação sem fios (wireless). De acordo com a metodologia adotada, o seu desenvolvimento foi realizado em três fases distintas. Inicialmente foram desenvolvidos os módulos de hardware compreendendo Unidades de Sensores, Unidade Concentradora de Dados e sensores de umidade de substrato do tipo capacitivo. Em seguida foi configurada uma aplicação através de um programa de supervisão e controle do tipo SCADA, o Elipse PRO, dedicada à supervisão e controle de uma casa de vegetação. Na fase final foram coletados os dados necessários para o treinamento de uma rede neural artificial que é parte integrante do sensor de umidade. As Unidades de Sensores e Concentradora de Dados foram desenvolvidas a partir de microcontroladores de baixo consumo e alto desempenho e apresentam excelente relação custo/benefício. Estas unidades são empregadas na aquisição e armazenamento de dados provenientes de diversos sensores existentes na instalação. A fim de eliminar os inconvenientes existentes nos sistemas que empregam redes físicas de dados foram utilizados enlaces de radiofreqüência, com padrão de mensagem do protocolo MODBUS/RTU, para a comunicação entre estas unidades. A aplicação desenvolvida através do Elipse PRO é composta de um conjunto de telas que representa de forma virtual todo o ambiente da casa de vegetação. Por meio delas o operador pode alterar o modo de operação de cada um dos elementos envolvidos no processo de irrigação e de climatização do ambiente. Tendo em vista as características de custo, flexibilidade de operação e funcionalidade existentes o sistema obtido representa uma solução economicamente viável na automação casas de vegetação. Pode-se afirmar que se trata de uma solução inovadora e que em muito pode contribuir tanto para o aprimoramento de espécies cultivadas bem como prover os meios necessários para o uso racional dos recursos e insumos de produção, notadamente a energia elétrica.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese