5, v.2Sistema eólico de São Gabriel região de Irecê-BASistema integrado de geração de energia alternativa para agroindústria de fruta e peixe usando tecnologia limpa author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

PANNIR SELVAM, P.V., FERNANDES, M.R.P., COSTA NETO, M.B et al. Sistema integrado de energia, fruta e adubo usando engenharia ecológica. In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [cited 20 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200048&lng=en&nrm=iso> .

No presente trabalho busca-se o estudo de reaproveitamento do resíduo orgânico vegetal de frutas para beneficiamento em comunidades rurais, em especial em micro-usina de agronegócio aplicando o conceito de produção mais limpa e buscando inovação tecnológica e de baixo custo. Desenvolve-se neste trabalho estudo e otimização de bioprocessos para produção de adubo e energia utilizando-se síntese e análise de projetos. Onde o resíduo vegetal é passado por um processo de pré-tratamento biológico para aceleramento da degradação da biomassa para então ser levado ao biodigestor, onde será proporcionados o adubo biológico e o biogás. Esse próprio biogás irá beneficiar a micro-usina já que o mesmo será utilizado para a secagem de frutas. O projeto iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica para verificação, estudo e seleção de tecnologias já existentes sobre os processos de reciclagem dos resíduos, geração de biogás, biodegradação e equipamentos envolvidos. Iniciou-se uma simulação de bioprocessos através do Software Super Pro Design 4.9 para termos a confirmação dos estudos feitos através de revisão bibliográfica, mas ainda em fase de estudo. Foram feitas simulações no Software Orçamento 2004 desenvolvido pela nossa base de pesquisa com validação da viabilidade econômica para a secagem da banana . Onde foram criados quatro cenários, relacionando diversos tipos de energia no processamento de uma agroindústria de frutas para secagem das mesmas. E obtendo uma maior viabilidade para a secagem da banana usando o biogás, proporcionando um maior lucro anual na taxa de retorno. Considerando a viabilidade desse processo pretende-se aplicar essa tecnologia em comunidades rurais como Bebida Velha, Parazinho, Serra do Mel e Pureza, municípios do RN, proporcionando-os uma fonte energética de ampla utilidade, como também o uso do adubo oriundo do biodigestor, trazendo inúmeros benefícios à população como amenização de problemas de fertilização do solo, de energia e aspectos ambientais.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese