5, v.2Sistema integrado de energia, fruta e adubo usando engenharia ecológicaSistema solar de aquecimento de água para residências populares author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

PANNIR SELVAM, P. V, SANTIAGO, B. H. S, BAYER, M. et al. Sistema integrado de geração de energia alternativa para agroindústria de fruta e peixe usando tecnologia limpa. In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [cited 25 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200049&lng=en&nrm=iso> .

No presente trabalho busca-se o estudo de reaproveitamento dos resíduos de biomassa vegetal para beneficiamento em comunidades rurais, em especial nas micro-usinas ligadas ao agronegocio aplicando o conceito de produção mais limpa e buscando inovação tecnológica e de baixo custo. Desenvolve-se neste trabalho estudo e otimização de processos para produção de energia e co-produtos utilizando-se síntese e análise de projetos sendo o resíduo de biomassa processado em reator de pirólise para produção de carvão, gás e bioóleo. Esse gás irá beneficiar a micro-usina já que o mesmo será utilizado para a secagem, processos de defumação, e beneficiamentos em geral. O projeto iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica para verificação, estudo e seleção de tecnologias já existentes e equipamentos envolvidos. Iniciou-se as simulação de processos através do Software Super Pro Design 4.9 para termos a confirmação dos estudos feitos através de revisão bibliográfica. Estão em fase de desenvolvimento as simulações no Software Orçamento 2004, programa desenvolvido pela nossa base de pesquisa, para a analise de viabilidade econômica aplicada ao ambiente rural. Foram criados dois cenários, onde um utilizou o sistema convencional de reaproveitamento do coco e o outro com a nossa inovação em estudo, que utiliza o resíduo de caju tendo em vista a grande produção do fruto no Estado e região Nordeste. Considerando a viabilidade desse processo pretende-se aplicar essa tecnologia em comunidades rurais como Bebida Velha, Parazinho, Serra do Mel e Pureza, todos municípios do RN, proporcionando-os uma fonte energética de ampla utilidade, resultantes do processo, trazendo inúmeros benefícios à população como diminuição de problemas de energia e melhoramento nos aspectos ambientais.

Keywords : Bioenergia; Engenharia Ecológica; Resíduos; Tecnologia Limpa.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese