5, v.2Sistema integrado de geração de energia alternativa para agroindústria de fruta e peixe usando tecnologia limpaSistemas de gaseificação de biomassa na geração de energia elétrica para comunidades isoladas author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

MOGAWER, Tamer and SOUZA, Teófilo Miguel de. Sistema solar de aquecimento de água para residências populares. In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [cited 22 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200050&lng=en&nrm=iso> .

Neste trabalho foi realizado um estudo de caso para o dimensionamento de um sistema de aquecimento solar de baixo custo para uma residência popular que se encontra em uma comunidade rural isolada no estado do Rio Grande do Norte. Esse dimensionamento pode ser extendido para várias comunidades rurais que se encontram isoladas em todo o Brasil, podendo desta maneira difundir o uso da energia solar entre a população de classe baixa e comunidades rurais isoladas, que não possuem os benefícios da energia elétrica em suas residências ou querem ter um menor gasto de energia elétrica, gerando dessa maneira um maior conforto térmico para a população e para essas comunidades. Com a constante preocupação com o meio ambiente, busca-se necessidade do desenvolvimento e utilização de fontes de energia novas e renováveis, onde podemos destacar as seguintes fontes: energia heliotérmica, solar fotovoltaica, eólica, hídrica, biomassa, geotérmica, marinha, animal e humana. Neste contexto, existem alternativas muito interessantes, entre as quais está a substituição do aquecimento elétrico da água de banho, pelo aquecimento através da energia contida na luz solar, pois segundo várias fontes, o chuveiro elétrico, tal como ele é hoje, simples, e extremamente barato é o vilão do sistema elétrico nacional, pois é utilizado, em horário de pico de consumo, algo como 10 % da capacidade de geração elétrica instalada no Brasil, obrigando muitas indústrias a desligarem as máquinas devido ao alto custo da energia elétrica neste período. Utilizando o aquecimento através da energia solar, pode-se reduzir o consumo do chuveiro elétrico e também aumentar a utilização desta energia "limpa" em residências populares e em comunidades rurais isoladas. Portanto, este trabalho irá abordar o aproveitamento de energia solar com a finalidade básica de aquecimento de água para banho em residências populares e em meios rurais isolados, utilizando sistemas de baixo custo, acessíveis à população, sendo construídos com materiais facilmente encontrados em qualquer localidade de nosso pais e por serem produtos de mercado da construção civil.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese