5, v.2Software para o cálculo do número de lâmpadas, luminárias e da distribuição no ambiente visando o uso eficiente da energia elétricaUma análise histórica da evolução da eficiência do programa "consumidor de baixa renda de energia elétrica" no interior do Estado de São Paulo author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

RISPOLI, Ítalo Alberto Gatica and MARIOTONI, Carlos Alberto. Tecnologia apropriada para sistema de energia solar visando aquecimento de água para o banho humano em moradias do meio rural. In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [cited 28 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200056&lng=en&nrm=iso> .

O Brasil é banhado por grande quantidade de radiação solar durante a maior parte do ano, entretanto, por uma alternativa de cunho prático e cultural é um país que usa abusivamente a eletricidade para o aquecimento da água para o banho humano nas moradias rurais, urbanas de baixa renda e até mesmo em grande parte das moradias da classe média, pois um chuveiro elétrico é disponibilizado no mercado consumidor a partir de R$ 20,00 (por volta de US$ 6,5). Esta alternativa tem sido largamente usada devido ao baixo custo de aquisição e desprezível custo de instalação, pois não necessita de tubulações para água aquecida e exige apenas de um circuito simples na instalação predial mono ou bifásico, um aterramento e um dispositivo de segurança através de disjuntores num pequeno quadro. Por outro lado em regiões rurais onde não chega a eletricidade, até mesmo a lenha tem sido usada como principal meio de aquecimento de água para o banho humano em edificações de camponeses. No meio rural, o uso de chuveiros elétricos tem significado um aumento das potências instaladas, com consequente aumento da potência dos transformadores elétricos e da capacidade das linhas de transmissão rurais e, nas zonas urbanas de baixa renda, a preferência pelo chuveiro elétrico incrementa uma carga extra que somada com as demais cargas elétricas, torna mais crítico o horário de pico entre 17:30 e 20:30Hs, provocando toda a polêmica energética (OLIVA, 1999). O poder público, via de regra, tem decidido por aumentar a oferta de energia elétrica sem maiores preocupações com os custos econômico, social e ambiental. Os aquecedores solares usados no Brasil, conservam seus reservatórios iguais ao modelos projetados de início na França em 1880. Assim esta proposta busca fornecer subsídios técnicos aplicados às moradias rurais e, até mesmo, para urbanas de baixa renda, visando-se estimular as autoridades públicas para a implantação maciça de aquecedores solares sem comprometer o orçamento público, bem como, concomitantemente, conduzir para uma melhor solução do inadequado pay-back dos sistemas solares atuais, conciliando-se a tipologia da moradia rural e a seleção de partes materiais que constituam um bem durável e de qualidade.

Keywords : Fontes renováveis de energia; Energia solar; Conservação de energia; Tecnología Apropriada; Edificação de baixa renda; Coletor solar; Reservatório térmico; Aquecimento de água.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese