5, v.2Universalização da energia elétrica: uma análise política da distribuição de energia e da sua importância sócio-ambiental para o AmazonasEnergy use and sustainability in hay production in a intensive system of milk production author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

BARROS, Robledo Wakin, ARADAS, Maria Eugênia Coria, COBAS, Vladmir Rafael Melian et al. Uso de biomassa como combustível para acionamento de motores Stirling. In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [cited 25 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200060&lng=en&nrm=iso> .

A busca pelo aumento da capacidade instalada de energia elétrica, aliado a necessidade de se reduzir emissões de poluentes, vem dando força às fontes alternativas de energia. Atualmente há programas no mundo inteiro de incentivos a tais fontes. No Brasil se tem o PROINFA - Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia. Um exemplo de fonte de energia alternativa é o uso da biomassa como combustível. Na geração de eletricidade, a biomassa pode ser utilizada diretamente, ou seja, fazendo a sua combustão direta, sendo transformada a energia térmica em energia elétrica, ou pode ser transformada em gás ou líquido, utilizando-se posteriormente tecnologias como motores de combustão interna e turbinas a gás para a geração de eletricidade a partir destes combustíveis. Poucas tecnologias permitem a geração de energia elétrica a partir da queima direta da biomassa. Dentre estas tecnologias se tem o uso de motores Stirling. Isto é possível devido ao fato de os motores Stirling serem de combustão externa, não havendo contato do gás de trabalho com os gases provenientes da combustão. Sendo assim, o que se necessita nos motores Stirling é uma fonte de calor, independendo do combustível que será utilizando, podendo inclusive se trabalhar com energia solar. Neste trabalho será apresentada tal tecnologia, detalhando os diferentes tipos de motores Stirling conforme sua configuração, além de apresentar o motor Stirling ST 05 G, que é um motor de 500W adquirido pela Universidade Federal de Itajubá. Também são apresentados os resultados de testes realizados com o mesmo motor e a instalação para se trabalhar com resíduos de madeira como combustível.

Keywords : biomassa; energia alternativa; geração distribuída; motor Stirling; motor de combustão externa.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese