5, v.2Uso de biomassa como combustível para acionamento de motores StirlingEnergy use in a rural building author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

CAMPOS, Alessandro Torres, SAGLIETTI, José Roberto Corrêa, CAMPOS, Aloísio Torres de et al. Uso de energia e sustentabilidade na produção de feno em sistema intensivo de produção de leite. In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [cited 28 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200061&lng=en&nrm=iso> .

O trabalho teve como objetivo avaliar o balanço energético e a sustentabilidade na produção de feno a partir de sete anos de dados coletados em Sistema Intensivo de Produção de Leite, localizado na região de Coronel Pacheco, MG. Para a confecção da matriz energética, foram consideradas as categorias de energia direta e indireta. As entradas de energia ocorridas na implantação e estabelecimento da cultura foram diluídas nos anos considerados como vida útil. A energia direta, relativa aos insumos, teve maior participação que a indireta, sendo os percentuais encontrados de 93,05 e 6,95, respectivamente. O principal consumidor de energia indireta foi o trator, que aciona todos implementos, seguido pelo equipamento de irrigação. A eficiência energética estimada foi de 3,19. A maioria da energia direta utilizada foi aquela derivada de petróleo, na forma de combustível (óleo diesel). A utilização de adubo orgânico, de cama de frango, promoveu uma relativa redução no consumo de energia advinda de fertilizante derivado do petróleo. Com os resultados obtidos, pode-se concluir que, apesar das diversas fontes de consumo energético, a produção de feno de alfafa é sustentável e eficiente na conversão energética.

Keywords : Balanço de energia; eficiência energética; infra-estrutura rural; sustentabilidade da agricultura.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese