6, v.1Análise da viabilidade da implantação de um sistema de cogeração de energia a gás natural em um frigoríficoAnálise do emprego do critério "padrão de moradia" na concessão da tarifa social de energia elétrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

DAVID, Eduardo e ROSSI, Luiz Antonio. Análise de diferentes tecnologias de iluminação artificial para produção de crisântemos em ambiente protegido.. In: ENCONTRO DE ENERGIA NO MEIO RURAL, 6., 2006, Campinas. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000100010&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 16 Abr. 2024.

No cultivo de crisântemos em ambientes protegidos, o tipo de iluminação artificial utilizada atualmente para propósito de indução do efeito de fotoperíodo determina o crescimento e desenvolvimento destas plantas cultivadas, bem como o consumo de energia elétrica utilizada no processo de produção. O tipo de iluminação mais utilizado é o de filamento. Hoje buscam-se novas tecnologias de iluminação artificial visando principalmente a redução do consumo de energia elétrica. O trabalho de pesquisa esta sendo realizado em uma casa de vegetação comercial com quatro variedades. Verificou-se, através de resultados preliminares, que com a utilização de lâmpadas de descarga não houve mudanças significativas no desempenho das variedades cultivadas com relação ao peso médio e presença de botão floral. Em relação ao consumo de energia elétrica, houve redução, com valores médios, de 60,13% para Sódio, 41,66% para mercúrio, 60,52% para Fluorescente tubular e 50,32% para PL Compacta, quando comparadas com o consumo da testemunha, no caso o tipo incandescente.

Palavras-chave : iluminação artificial; crisântemos; uso racional de energia elétrica.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português