6, v.1Análise termodinâmica e termoeconômica de uma usina sucroalcooleira que produz excedente de energia para comercializaçãoArte da tecnologia do hidrogênio: review índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumen

SILVA JUNIOR, Herculano Xavier da, QUEIROZ, Guilherme de Castilho y JANNUZZI, Gilberto De Martino. Aplicação da metodologia de análise do custo do ciclo de vida (ACCV) para o estabelecimento de padrões de eficiência energética: refrigeradores comercializados no Brasil. In Anales del 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2006 [citado 28 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000100016&lng=es&nrm=iso> .

O objetivo deste artigo é apresentar o trabalho desenvolvido na dissertação de Silva Jr. (2005) que discute a aplicação da metodologia de Análise do Custo do Ciclo de Vida (ACCV) como ferramenta para propor padrões de eficiência energética, complementares as etiquetas voluntárias já existentes, nos refrigeradores brasileiros de uma porta. Um outro objetivo é estudar o papel desses instrumentos (Selos e Padrões de Eficiência Energética) como meios de fornecer subsídios técnicos para o estabelecimento de níveis máximos de consumo de energia elétrica para equipamentos consumidores de eletricidade comercializados no Brasil. A metodologia ACCV permite avaliar os impactos do aumento de eficiência energética nesses equipamentos, resultando em economias (de energia, financeiras, redução na emissão de dióxido de carbono, etc.) importantes para os consumidores e para o País. Os resultados alcançados nesse estudo apresentam importantes dados para subsidiar discussões mais aprofundadas com os fabricantes e governo para estipular padrões mínimos de eficiência energética para os refrigeradores brasileiros. Desta forma, com o aumento médio de 28,1% na eficiência energética dos refrigeradores de uma porta brasileiros em 2008, atinge-se valores de economia que podem ser da ordem de 54,6 TWh (com redução respectiva de demanda de energia elétrica de 208 MW), de US$ 6,23 Bilhões de dólares (R$ 17,2 Bilhões de Reais) de redução na conta de energia elétrica para a população e de aproximadamente 22 bilhões de toneladas de CO2 não emitidos ao ambiente após 30 anos de implantação do padrão. Valores estes que não podem ser desprezados pelos governantes, fabricantes e consumidores. Um outro interesse desse trabalho é começar a discutir a possibilidade da criação de etiquetas ambientais (por exemplo, o Green Seal - USA, Eco-label - EU etc.) que é um programa/metodologia adicional, na qual, pode ser utilizada como suporte para o desenvolvimento de tecnologias para o aumento de eficiência energética e ambiental dos equipamentos elétricos. Estas etiquetas são estrategicamente importantes para o Brasil ampliar os programas ambientais para seus produtos porque podem facilitar a inserção destes produtos no mercado internacional, ao mesmo tempo, que se ganha no aumento da qualidade (ambiental etc.) no país e promove desenvolvimento sustentável ao redor do mundo.

Palabras llave : Selos e Padrões de Eficiência Energética; ACCV; Refrigeradores Eficientes.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués