6, v.1Software model for greenhouse control and supervision evaluationBalanço energético preliminar da produção do biodiesel de óleo de palma para as condições do Brasil e da Colômbia author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Abstract

SEYE, Omar and SOUZA, Rubem César Rodrigues. Avaliação do desempenho do motor de combustão interna de pequeno porte com misturas óleo diesel - óleo de dênde. In Proceedings of the 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brazil) [online]. 2006 [cited 23 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000100025&lng=en&nrm=iso> .

O objetivo deste trabalho é a avaliação do desempenho do motor de combustão interna Cummins 4B-3.91 de máxima potência 75 hp (56.6 kW) para geração de eletricidade de pequeno porte, utilizando uma mistura entre o tradicional óleo diesel e o alternativo óleo de dendê. Deve-se observar que o óleo de dendê utilizado está in natura, sendo misturado manualmente, o que fatalmente influenciará o desempenho do motor, por dificultar a combustão. O programa de testes irá incluir o biodiesel, posteriormente. As emissões foram avaliadas para várias proporções de mistura diesel/dendê cobrindo a faixa de 0 a 20% e os resultados foram comparado ao desempenho do motor operando com diesel apenas. O motor é acoplado a um dinamômetro2, cujo funcionamento consiste na aceleração e desaceleração da água de forma a simular o efeito de uma carga sendo aplicada ao motor. O sistema formando pelo dinamômetro e motor é controlado pelo software LT commander que permite a partida e a parada do motor a partir da tela do computador com monitoramento de parâmetros como velocidade de rotação do motor (RPM), torque aplicado (N-m), Potência (hp), temperatura do óleo lubrificante, temperatura da água na entrada e saída do motor, e temperatura do meio ambiente (°C), pressões do óleo lubrificante e de abertura do injetor (mBar). Enquanto um medidor de vazão3 acoplado à tubulação de alimentação do motor mede o consumo de combustível, o analisador de gases ECOLine 6000 monitora a concentração e temperatura de monóxido de carbono CO (ppm), óxido nítrico NO (ppm), dióxido de NO2 (ppm), dióxido de enxofre (ppm) e Oxigênio O2 (%) nos gases de exaustão. Este equipamento também determina o excesso de ar e a eficiência da combustão. Os resultados técnicos apresentam a variação da eficiência, da pressão do combustível, de monóxido de carbono, das emissões de NOX, conteúdo de Oxigênio no exausto, para as diferentes proporções de mistura. O estudo da viabilidade econômica mostrou custos de geração variando entre US$ 135,66 / MWh para o motor operando com óleo diesel, U$ 187,19 / MWh para o B 10 e US$ 191,71/MWh para o B 20.

Keywords : Combustível alternativo; óleo de dendê; motor de combustão interna; emissões; geração de eletricidade.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese