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Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

SEYE, Omar e SOUZA, Rubem César Rodrigues. Avaliação do desempenho do motor de combustão interna de pequeno porte com misturas óleo diesel - óleo de dênde.. In: ENCONTRO DE ENERGIA NO MEIO RURAL, 6., 2006, Campinas. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000100025&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 28 Mar. 2024.

O objetivo deste trabalho é a avaliação do desempenho do motor de combustão interna Cummins 4B-3.91 de máxima potência 75 hp (56.6 kW) para geração de eletricidade de pequeno porte, utilizando uma mistura entre o tradicional óleo diesel e o alternativo óleo de dendê. Deve-se observar que o óleo de dendê utilizado está in natura, sendo misturado manualmente, o que fatalmente influenciará o desempenho do motor, por dificultar a combustão. O programa de testes irá incluir o biodiesel, posteriormente. As emissões foram avaliadas para várias proporções de mistura diesel/dendê cobrindo a faixa de 0 a 20% e os resultados foram comparado ao desempenho do motor operando com diesel apenas. O motor é acoplado a um dinamômetro2, cujo funcionamento consiste na aceleração e desaceleração da água de forma a simular o efeito de uma carga sendo aplicada ao motor. O sistema formando pelo dinamômetro e motor é controlado pelo software LT commander que permite a partida e a parada do motor a partir da tela do computador com monitoramento de parâmetros como velocidade de rotação do motor (RPM), torque aplicado (N-m), Potência (hp), temperatura do óleo lubrificante, temperatura da água na entrada e saída do motor, e temperatura do meio ambiente (°C), pressões do óleo lubrificante e de abertura do injetor (mBar). Enquanto um medidor de vazão3 acoplado à tubulação de alimentação do motor mede o consumo de combustível, o analisador de gases ECOLine 6000 monitora a concentração e temperatura de monóxido de carbono CO (ppm), óxido nítrico NO (ppm), dióxido de NO2 (ppm), dióxido de enxofre (ppm) e Oxigênio O2 (%) nos gases de exaustão. Este equipamento também determina o excesso de ar e a eficiência da combustão. Os resultados técnicos apresentam a variação da eficiência, da pressão do combustível, de monóxido de carbono, das emissões de NOX, conteúdo de Oxigênio no exausto, para as diferentes proporções de mistura. O estudo da viabilidade econômica mostrou custos de geração variando entre US$ 135,66 / MWh para o motor operando com óleo diesel, U$ 187,19 / MWh para o B 10 e US$ 191,71/MWh para o B 20.

Palavras-chave : Combustível alternativo; óleo de dendê; motor de combustão interna; emissões; geração de eletricidade.

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