6, v.1Balanço energético preliminar da produção do biodiesel de óleo de palma para as condições do Brasil e da ColômbiaBiodiesel no Brasil e objetivos de desenvolvimento do milênio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumen

BRITO, Alaan Ubaiara, FEDRIZZI, Maria Cristina y ZILLES, Roberto. Bancada de ensaio para averiguação operacional de sistemas fotovoltaicos de bombeamento. In Anales del 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2006 [citado 16 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000100027&lng=es&nrm=iso> .

A partir da demanda diária de água, da altura manométrica e da irradiação diária média, determina-se a potência do gerador fotovoltaico para sistemas de bombeamento. Uma vez adquiridos os equipamentos, alguns testes são recomendados, especialmente para verificar seu desempenho. Um dos parâmetros mais importantes para a qualificação de sistemas de bombeamento fotovoltaico é o volume diário bombeado (m3/dia) em função da irradiação solar diária (Wh/m2) e da altura manométrica total (mca). No entanto, são poucos os laboratórios que realizam este tipo de ensaio ao longo de um turno de bombeamento, mantendo a altura manométrica constante. Este artigo apresenta um modelo de bancada de ensaio de bombas de fácil execução e de baixo custo. A bancada consta de um circuito hidráulico onde se encontram duas bombas, uma delas conectada ao campo fotovoltaico e outra à rede elétrica convencional. A altura manométrica é mantida constante através da utilização de um conversor de freqüência.

Palabras llave : Bombeamento fotovoltaico; desempenho de sistemas de bombeamento; conversor de freqüência.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués