6, v.1Biodiesel no Brasil e objetivos de desenvolvimento do milênioBombas de calor em propriedades leiteiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

PEREZ, Juan Miguel Mesa, RODRIGUEZ, Roberto Alfonso Viltre, MESA, Henry Ramón Marín et al. Bio-flex obtido da pirólise de biomassa como combustível. In Anais do 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2006 [citado 29 Março 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000100029&lng=pt&nrm=iso> .

Apresenta-se a experiência da Bioware na produção de bio-combustíveis a partir de resíduos de biomassa. Para isso foi feita a pirólise rápida de uma mistura de palha de cana-de-açúcar e capim elefante em reator de leito fluidizado com capacidade para processar 200 kg/h do material seco (12% umidade). Os produtos resultantes da pirólise desses materiais são: finos de carvão, água ácida e bio-óleo. A Planta de Pirólise Rápida -PPR-200 pertence à Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, e é operada pela empresa Bioware. Este trabalho apresenta uma rota química para a obtenção de bio-flex (um tipo de biodiesel obtido por esterificação ácida) a partir dos ácidos carboxílicos gerados durante a pirólise rápida. Mostram-se ainda a composição química do bio-flex assim como o rendimento de produção. O processo de esterificação foi realizado usando etanol e metanol. Os resultados mostraram que quando é usado metanol os rendimentos de produção do bio-flex são maiores quando comparado com etanol.

Palavras-chave : bio-flex; bio-óleo; biomassa.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português