6, v.1Bio-flex obtido da pirólise de biomassa como combustívelCálculo do indice de renovabilidade emergética na avaliação da sustentabilidade de uma economia nacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumen

BALDASSIN JR, Ricardo, CORTEZ, Luís Augusto Barbosa, JORDAN, Rodrigo Aparecido et al. Bombas de calor em propriedades leiteiras. In Anales del 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2006 [citado 29 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000100030&lng=es&nrm=iso> .

O leite é um produto de destaque na agropecuária nacional, com cerca de 2/3 das propriedades rurais do país destinando-se à pecuária leiteira, o segundo maior rebanho do mundo e uma participação representativa na economia nacional. Apesar da grandiosidade, o setor ainda sofre com a baixa produtividade, os altos custos, a instabilidade de preços e a defasagem tecnológica, o que fez com que muitos produtores tenham abandonado suas atividades diante deste novo cenário competitivo. Atualmente, assuntos como, aplicação intensiva de tecnologia e uso racional de energia, tem sido intensamente discutidos e abordados, e indicados, como aspectos importantes para a obtenção de ganhos de produtividade. Desta forma, apresenta-se neste trabalho uma avaliação do uso de energia no processamento do leite cru refrigerado de uma propriedade leiteira localizada na cidade de Morungaba/SP, com produção diária de 1.000 litros, tendo em vista os três principais processos (resfriamento, ordenha e aquecimento de água). Visando promover o uso racional de energia, realizou-se nesta propriedade, uma adequação no tanque resfriador de leite para o aproveitamento do calor de condensação do sistema de refrigeração para aquecimento de água de limpeza e higienização (operação segundo uma bomba de calor). Com esta prática, objetivou-se a exclusão do uso da resistência elétrica no processo de aquecimento por termo-acumulação (300 litros/dia), promovendo assim, redução no consumo e uso racional de energia. Para as condições da propriedade, a redução real no consumo de energia obtida foi da ordem de 13%, com tempo de retorno do investimento de 3,0 anos.

Palabras llave : Leite; Energia; Refrigeração; Aquecimento; Bomba de Calor.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués