6, v.1Características hidráulicas de uma moto-bomba de diafragmaCaracterização energética de biomassas amazônicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

STECKELBERG, Claudia., ANDRIETTA, Maria da Graça Stupiello. e ANDRIETTA, Sílvio Roberto. Caracterização da biomassa isolada de processos fermentativos de produção de etanol para uso como biocombustíveis. In Anais do 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2006 [citado 29 Março 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000100034&lng=pt&nrm=iso> .

Este trabalho teve como objetivo isolar e caracterizar linhagens de leveduras isoladas de diferentes processos de fermentação alcoólica para produção de biocombustível. O atributo estudado foi à característica fermentativa das linhagens. As leveduras isoladas foram ainda identificadas, utilizando metodologia de taxonomia numérica (GRIFFITHS, 1981). Os resultados mostraram que em relação às características fermentativas embora as cepas embora apresentem algumas diversidades de comportamento todos os isolados foram considerados apropriados para a produção de etanol. Todas as linhagens isoladas pertencem ao gênero Saccharomyces. Dentro desse gênero foram encontradas representantes das seguintes espécies: chevalieri, coreanus cerevisiae. Se for considerada a classificação segundo BARNET (1992) todas as leveduras são representantes de S. cerevisae.

Palavras-chave : Etanol; biomassa; levedura; fermentação alcoólica; taxonomia numérica.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português