6, v.1Caracterização energética de biomassas amazônicasCaracterización del bagazo de la caña de azúcar. Parte II: características fluidodinámicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

ALARCON, Guillermo A. Roca, SANCHEZ, Caio Glauco, GOMEZ, Edgardo Olivares et al. Caracterización del bagazo de la caña de azúcar: Parte I: características físicas.. In: ENCONTRO DE ENERGIA NO MEIO RURAL, 6., 2006, Campinas. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000100036&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 20 Abr. 2024.

Materiais finamente divididos podem ser encontrados freqüentemente sejam associados a algum tipo de processo industrial, seja em eventos da nossa vida cotidiana. Exemplos destes materiais são o açúcar, areia, detergentes, fertilizantes, cimento, calcário, resíduos de biomassa energética como é o caso do bagaço de cana-de-açúcar, palha de cana-de-açúcar, serragem, casca de arroz, além de outros tipos de conglomerados de partículas como aerossóis e as cinzas residuais oriundas de processos de combustão de combustíveis sólidos convencionais. Durante a realização de processos de manipulação e preparo de materiais deste tipo, além de cálculos de projeto e otimização de reatores e equipamentos baseados em processos multifásicos e multicomponentes, exemplo, classificação, transporte pneumático, secagem, processos de conversão termoquímica em geral, etc., resulta imprescindível o conhecimento das principais propriedades físicas dos sólidos relacionadas ao processo de interesse, valores das quais que, nem sempre, é possível encontrar na literatura especializada. Neste trabalho é utilizado o método de Ergun para a determinação do gradiente de pressão em leitos estacionários de partículas sólidas porosas de bagaço de cana-de-açúcar, visando-se a determinação indireta de propriedades físicas do conglomerado de partículas, tais como, densidade real e aparente, porosidade, fator de forma, e superfície específica do leito das partículas que constituem o leito. É uma técnica experimental simples, porém conceitualmente rigorosa e de resultados confiáveis. Foram utilizados várias frações de bagaço de cana com diâmetro médio do conglomerado de partículas conhecido. O processamento estatístico realizado permitiu obter modelos matemáticos empíricos de correlação para as propriedades determinadas como uma função do diâmetro médio do conglomerado de partículas. Estes modelos podem ser utilizados ora para gerar informações pontuais ora para a modelagem de processos.

        · resumo em inglês     · texto em espanhol     · pdf em espanhol