6, v.1Caracterización del bagazo de la caña de azúcar. Parte II: características fluidodinámicasCompostagem como fonte térmica de energia para aquecimento de água na aqüicultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

DEMANBORO, Antonio Carlos, MARIOTONI, Carlos Alberto, NATURESA, Jim Silva et al. Cenários para a agricultura mundial e o programa brasileiro de biocombustíveis. In Anais do 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2006 [citado 16 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000100038&lng=pt&nrm=iso> .

São elaborados três cenários denominados 'tendencial'; 'desenvolvimento sustentável' e 'busca do equilíbrio'. No cenário 'tendencial' procura-se mostrar como serão levados ao limite as graves questões ambientais, econômicas e sociais, no caso de serem mantidas as tendências atuais. O nível de consciência da população, empresas e governos com relação a gravidade dos problemas ambientais atuais e futuros não é alterado. No cenário 'desenvolvimento sustentável' são introduzidas mudanças econômicas, ecológicas e sociais, visando atingir o desenvolvimento 'sustentável' a longo prazo. Há uma lenta mudança do paradigma econômico atual para o econômico 'sustentável', e também no nível de consciência da população. O paradigma competitivo cede lentamente lugar para o de cooperação comunitária. Algumas tecnológicas do tipo 'end of pipe' e a substituição de tecnologias degradadoras do meio ambiente são introduzidas. No cenário 'busca do equilíbrio' são propostas mudanças profundas na relação do homem com a natureza e do homem com ele próprio. O paradigma econômico atual é alterado para o de estado estável, a médio prazo. O nível de consciência da população aumenta fortemente, acarretando a diminuição de desperdícios, levando a exigência de produtos com maior durabilidade e reparabilidade, e de produtos agrícolas sem agrotóxicos. O paradigma competitivo é alterado para o de cooperação comunitária. Conclui-se que deve-se fazer uma avaliação estratégica do programa brasileiro de biocombustíveis, com base nos resultados dos cenários apresentados.

Palavras-chave : Agricultura; energia; planejamento; biocombustíveis.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português