6, v.1Cenários para a agricultura mundial e o programa brasileiro de biocombustíveisConfecção e avaliação de um sistema de remoção do CO2 contido no biogás índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

SOUZA, Samuel Nelson Melegari de, NEITZKE, Guilherme e HERMES, César Ademar. Compostagem como fonte térmica de energia para aquecimento de água na aqüicultura. In Anais do 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2006 [citado 28 Março 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000100039&lng=pt&nrm=iso> .

O objetivo deste trabalho foi utilizar a compostagem como fonte térmica de energia na manutenção de organismos aquáticos. A Região de Toledo possui temperatura média anual do ar de 20,5ºC e média no trimestre quente de 27ºC e no frio de 16,5ºC. O material experimental utilizado consistiu de caixas de água, tubos de alumínio, feno de gramíneas, esterco de vacas e suínos, compressores de aquário, mangueiras e tubos, pedras porosas, alevinos de tilápia e termômetro. Foram monitoradas as temperaturas do ar, do composto, da água com e sem aquecimento pelo composto. As temperaturas médias foram de 20,9 e 31,1ºC, para o ar e o composto, respectivamente. A diferença de peso entre os alevinos foi de 24,0%. Concluiu-se que a compostagem pode ser uma fonte de energia térmica na aqüicultura.

Palavras-chave : temperatura; crescimento; reprodução.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português