6, v.1Consumo enegético residencial rural não eletrificado do Município de Petrolina-PEDemandas energéticas de uma comunidade isolada - ARIXI/AM índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumen

OLIVEIRA JUNIOR, Azauri Albano de, MACIEL, Carlos Dias, CICHY, Elineri Cássia C. et al. Controle inovador modo corrente e modo tensão para sistemas estáticos de geração distribuída de energia. In Anales del 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2006 [citado 19 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000100043&lng=es&nrm=iso> .

O foco deste trabalho é na tecnologia de controle do inversor de potencia para conectar qualquer possível fonte alternativa de energia em corrente contínua CC, para alimentar o inversor conectado à rede elétrica funcionando em dois modos, sendo um no modo corrente injetando potência útil e outro em modo tensão alimentando a carga isolada, afastada dos grandes centros de distribuição. Utilizando o controle modo corrente e modo tensão por deslocamento de Limite superior CMVMC, é possível utilizar-se de um único conversor de energia para executar as duas tarefas, se afastado dos grandes centros de distribuição o controle adota automaticamente o de tensão atendendo aos requisitos de qualidade de energia das cargas a serem alimentadas. Quando instalado em centros onde existe a energia convencional o sistema funciona em modo corrente, injetando potência útil proveniente das fontes alternativas e no caso de falta momentânea da rede convencional passa o inversor a funcionar no modo tensão e segue mantendo a carga instalada ininterruptamente e desconectando a rede convencional pelas restrições de segurança e na volta desta o sistema atua novamente em modo corrente. Este avançado controle permite controlar o limite máximo da energia proveniente da fonte CC ao mesmo tempo em que não gera componente de corrente contínua e devidamente protegido contra o efeito ilha quando em operação conjunta da rede elétrica convencional. A viabilidade deste controle foi provada por simulação numérica e pelos resultados práticos da implementação.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués