6, v.1Eficiência de módulos fotovoltaicos monocristalinos na conversão de radiação solar em energia elétricaEnergia solar fotovoltaica no semi-árido: estudo de caso sobre a atuação do prodeem em Petrolina-PE author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Abstract

REGO, Erik Eduardo and HERNANDEZ, Francisco Del Moral. Eletricidade por digestão anaeróbia da vinhaça de cana-de-açúcar: contornos técnicos, econômicos e ambientais de uma opção. In Proceedings of the 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brazil) [online]. 2006 [cited 08 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000100053&lng=en&nrm=iso> .

Inicialmente este trabalho apresenta a crescente importância da biomassa na matriz energética brasileira e mundial, principalmente devido a maior consciência ambiental quanto à necessidade de uso de fontes chamadas renováveis, como também pelas crises de petróleo e gás dos últimos anos. No caso brasileiro, o uso da biomassa mistura-se com o uso da cana-de-açúcar. Os estudos nessa área normalmente são voltados para a produção do álcool combustível, ou para a utilização da queima do bagaço em caldeiras. Este trabalho, entretanto, volta-se para um outro resíduo do processo de produção de açúcar e álcool, a vinhaça, rejeito do processo agroindustrial. O uso da vinhaça na ferti-irrigação não é nenhuma novidade, mas aqui se conjectura sobre a viabilidade técnica, ambiental e econômica da produção de biogás a partir da digestão anaeróbia da vinhaça, para fins de queima deste gás para a produção de energia elétrica. Assim, o trabalho apresenta o processo de produção de biogás em um reator anaeróbio de fluxo ascendente (Reator UASB), demonstrando aspectos de viabilidade no projeto (alertando para precauções quanto à agressão ao ambiente, escolhido um volume de controle que englobe os resíduos e permita uma análise termodinâmica e econômica do processo). Contribuindo com a análise, apresenta-se um estudo de caso de uma planta piloto no interior do Estado de Pernambuco, em que já há a produção de biogás através desse processo. Por fim, é feita a avaliação econômica de alternativa, que apresenta resultados díspares: é um ou outro dependendo da legislação ambiental regional quanto à acomodação do efluente final, mais severa em um Estado e menos em outro. Implantado no Estado de São Paulo ou sob um mínimo de rigor de proteção ambiental, o projeto demonstra ser inviável no cálculo econômico. A combinação dos fatores de análise (econômico, técnico, ambiental) se mostra necessária para a visão de conjunto e evidencia as possibilidades parciais dos particularismos.

Keywords : vinhaça; biogás; biodigestão; açude; UASB.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese