6, v.1Estudo comparativo da viabilidade de produção de geléia usando frutas tropicais para agricultura familiar e micro-usina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumen

PEDREIRA, Adriana Coli, SOUZA, Rubem Cesar Rodrigues, XAVIER, Diogo Jackson Cajueiro et al. Estimativa do preço de comercialização da energia elétrica - estudo de caso: cooperativa de agroenergia - projeto NERAM. In Anales del 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2006 [citado 28 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000100060&lng=es&nrm=iso> .

O objetivo deste artigo é estimar o custo de comercialização da energia elétrica gerada a partir do caroço de açaí, considerando diferentes arranjos de sociedades comerciais: Cooperativa agrícola, Cooperativa de Eletrificação Rural e Produtor Independente de Energia. No caso da cooperativa agrícola, os produtos principais seriam, entre outros, a polpa de açaí, enquanto a energia elétrica seria um subproduto, resultado da utilização dos resíduos do processo produtivo. Para as duas outras sociedades, a eletricidade seria o produto principal, com os distintos encargos, tributos e estrutura orçamentária para cada. Os encargos e tributos inerentes à cada sociedade são considerados para o cálculo de custo de energia. Os resultados são apresentados como a variação do custo de energia elétrica Reais/MWh com a variação do custo de eletricidade com o fator de carga e são comparados os preços praticados no mercado de comercialização de energia elétrica por produtor independente do Amazonas. Todos os resultados são apresentados com ou sem o subsídio da sub-rogação da CCC. Este estudo faz parte do escopo do projeto "Modelo de Negócio de Energia Elétrica em Comunidades Isoladas na Amazônia - NERAM", financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, que contempla a universalização do acesso ao serviço público de energia e a idéia de Planejamento Integrado de Recursos (PIR) para sistemas isolados. Os resultados apontam para a necessidade de subsídios e apresentam custos menores para os cenários que utilizam as cooperativas, especialmente a cooperativa de eletrificação rural.

Palabras llave : Sistemas isolados; cooperativa de agroenergia; preço de energia.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués