6, v.1Estudo da viabilidade de um biodigestor no município de douradosEstudo de viabilidade econômica de planta piloto de biodiesel author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Abstract

SILVA, Claudinei Augusto da, FELFLI, Felix Fonseca, PEREZ, Juan Miguel Mesa et al. Estudo da viabilidade técnico: econômica de uma fabrica de briquetes para fins de geração energética. In Proceedings of the 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brazil) [online]. 2006 [cited 29 March 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000100063&lng=en&nrm=iso> .

O cenário atual sinaliza que as fontes de energia renováveis devem assumir papel crescente na matriz energética Mundial, devido à perspectiva de redução das reservas de combustíveis fósseis e, cada vez mais, por questões ambientais. Neste contexto a utilização de fontes alternativas de energia, em particular a biomassa em forma de briquetes, aparece como uma oportunidade de oferta de energia. De acordo com o IBAMA (2006), 60% da madeira extraída da região Amazônica são desperdiçados nas serrarias durante o processamento primário, gerando 18 milhões de toneladas de resíduos. Todo esse "lixo madeireiro" tem potencial para aproveitamento energético sustentável. Esse é contexto geral delineia o desenvolvimento do presente trabalho. Entretanto, sabe-se que a viabilidade econômica de um projeto depende de fatores que envolvem a tomada de decisão. Esses fatores são: implementação dos equipamentos, mão de obra, materiais necessários.Nesse contexto, apresentar-se-á todos os custos envolvidos e todo o investimento necessário para um estudo de caso relativo a geração energética descentralizada, com base no emprego de briquetes. A nossa análise foi feita junto a uma empresa da região de Tietê SP Brasil, por meio da analise de custo com a introdução de uma fábrica de briquetagem de alta densidade (FBAD). Foram analisados dois cenários com e sem isenção de impostos. No cenário nº1 com isenção de impostos o investimento torna-se viável economicamente, pois conseguimos um valor presente líquido (VPL) positivo e uma taxa interna de retorno (TIR) de 16,9% e no cenário nº2. Sem isenção de impostos, o investimento torna-se inviável economicamente, com um VPL negativo e uma (TIR) de 13,10% < que os 15,00% da taxa mínima de atratividade do investidor.

Keywords : Briquetes; biomassa; analise econômica.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese