6, v.2Gestão energética em indústrias madeireirasImpactos econômicos da implementação das novas usinas de cana-de-açúcar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

LEAL, Sergio da S e TIBA, Chigueru. Iluminância e irradiação solar global na região Nordeste do Brasil. In Anais do 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2006 [citado 20 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000200003&lng=pt&nrm=iso> .

No Brasil e particularmente no Nordeste do Brasil, as medidas da iluminância não fazem parte da rotina de medidas das estações meteorológicas e assim, são ainda mais raras do que medidas sobre irradiação solar. Neste contexto duas estações foram instaladas em Pernambuco, uma em Recife (clima tropical marítimo) em abril de 2003 e outra em Pesqueira (semi-árido) em setembro de 2004 para realizar medidas simultâneas da irradiação solar diária e iluminância que permitissem a modelagem e a validação estatística da relação entre esses dois parâmetros e com isso possibilitar a estimativa da iluminância onde houvesse somente informações sobre irradiação solar. Foram analisados os modelos de Alados et al. com coeficientes de regressão múltipla calculados localmente e Perez et al. com coeficientes de regressão múltiplas originais e locais. Embora modelo de Alados et al. tenha sido proposto para determinação da eficiência luminosa para radiação PAR, o mesmo mostrou um desempenho estatístico semelhante ao de Perez, produzindo um viés da ordem de 3% e 1% e desvios médios quadráticos de 10% e 3% respectivamente para Recife e Pesqueira.

Palavras-chave : Iluminância; Regressão múltipla; Modelagem; eficiência luminosa; Relação entre irradiação solar global; Iluminância global.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português