6, v.2Melhoria da competitividade do etanol nas exportaçõesMetodologia de dimensionamento, analise energética e seleção de equipamentos de um gaseificador de biomassa para o acionamento de um motor de combustão interna índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumen

BETIOL JUNIOR, Genésio, STRAZZI, Paulo Ernesto, CARMO, José R. do et al. Metodologia de análise técnica para redução de custo no planejamento das obras do programa "Luz Para Todos" em São Paulo. In Anales del 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2006 [citado 25 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000200009&lng=es&nrm=iso> .

este trabalho relata o desenvolvimento de uma pesquisa sobre eletrificação rural de baixo custo que serviu de base para a análise técnica de projetos do Programa "Luz para Todos" para realizar a universalização do atendimento no meio rural brasileiro, visando a redução dos valores orçados pelas distribuidoras de São Paulo, em seus respectivos planos de obras. Em um primeiro momento, foram investigados meios de fazer estudo do comportamento de cada distribuidora participante do "Luz da Terra", perante os compromissos de reduzir o custo da eletrificação rural. Esse programa apresentava cunho eminentemente social e foi instituído no Estado de São Paulo, vigorando no período de 1996 a 2004. Uma das exigências para que os custos ficassem limitados a valores que permitissem ao programa ser viável era a avaliação prévia de cada projeto de distribuição rural, verificando se atendia a padrões sociais, técnicos e econômicos definidos. Foram escolhidos indicadores quantitativos e não quantitativos, adequados para uma análise comparativa de desempenho de cada empresa, com base em série histórica, realizada sobre o conjunto de dados finais de cada projeto de distribuição. Em um segundo momento, a mesma metodologia foi adaptada para o confronto de dados dos planos de obras futuros de cada distribuidora no Programa "Luz para Todos" criado em 2002 para realizar a universalização do atendimento no Brasil, com o resultado do primeiro programa. A pesquisa permitiu a identificação de certas tendências dos projetistas ao evoluir de um modelo mais rigoroso com o baixo custo, como era o "Luz da Terra", para o atual programa. Aplicado a todas as empresas do Estado, o estudo serviu de apoio para renegociar os orçamentos, contabilizando economia de mais de US$10 milhões no universo de 42 mil ligações.

Palabras llave : eletrificação rural; distribuição de energia elétrica; universalização do atendimento.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués