6, v.2Perspectivas da geração distribuída de eletricidade nos estados de São Paulo, Bahia e Mato GrossoPotencial de geração de excedentes de energia elétrica com o biogás produzido a partir da biodigestão da vinhaça na indústria sucro-alcooleira brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumen

PEREZ, Juan Miguel Mesa, MESA, Henry Ramón Marín, ROCHA, José Dilcio et al. Pirólise rápida de biomassa em reator de leito fluidizado Unicamp-Brasil: problemas, causas e soluções. In Anales del 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2006 [citado 28 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000200026&lng=es&nrm=iso> .

O reator de leito fluidizado desenvolvido pelos pesquisadores da Unicamp nas instalações do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em Piracicaba-SP, é o primeiro reator de pirólise rápida de biomassa no Brasil para produzir bio-óleo. Neste trabalho são apresentados os problemas de operação com o Reator em funcionamento como o vazamento de gases produzidos na pirólise por meio do sistema de alimentação de biomassa, o travamento da rosca de alimentação de biomassa, sinterização do material inerte no leito, etc. As possíveis causas são descritas. Assim pôde-se solucionar os primeiros, seja pela diminuição da altura do leito de inertes, pelo aumento da porcentagem de enchimento da rosca, entre outras. Os resultados dos testes exploratórios possibilitaram o trabalho estável da planta, maior conhecimento dos fenômenos que ocorrem durante a pirólise rápida em leito fluidizado, assim como o estabelecimento de níveis adequados para os fatores independentes identificados durante os trabalhos experimentais restantes.

Palabras llave : Reator; leito fluidizado; pirólise rápida; biomassa; bio-óleo.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués