6, v.2Proposição de uso de óleo vegetal in natura e biodiesel de mamona em termelétricasProtocolo de Kyoto e co-geração no meio rural: configuração institucional e organizacional e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

POLIZEL, L. H., TAHAN, C. M. V., PELEGRINI, M. A. et al. Proposta de desenvolvimento regional sustentável no semi-árido promovido por agente do setor elétrico. In Anais do 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2006 [citado 23 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000200035&lng=pt&nrm=iso> .

Este trabalho sugere uma proposta de desenvolvimento regional sustentável no semi-árido nordestino brasileiro promovido por termelétricas convencionais já instaladas e operando atualmente com combustíveis não-renováveis (diesel ou óleo mineral pesada). A proposta está formatada num modelo de cadeia produtiva de oleaginosa composta por processo seqüencial de produção agrícola caracterizada com agricultura familiar, extração de óleo vegetal in natura das sementes de mamona e conversão em biodiesel e, finalmente, aplicação de misturas de óleos de origem vegetal adicionados aos atuais combustíveis de termelétricas para geração de eletricidade. Os resultados dessa aplicação são geradores tornando-se agentes de desenvolvimento sustentável sobre os aspectos econômicos, sociais e ambientais, como: estímulo da economia local; a promoção de geração de emprego e renda para a comunidade local; fixação do homem no campo; minimização de emissão de gás de efeito estufa, geração de energia limpa e renovável e etc.

Palavras-chave : Desenvolvimento Sustentável; Biodiesel; Óleo Vegetal; Mamona; Agricultura Familiar.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português