6, v.2Sewage biogas convertion into eletricitySistema integrado de energia usando fundamentos de engenharia ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

MESQUITA, Rafael Pimenta e SOUZA, Teófilo Miguel de. Sistema de geração de energia elétrica com módulos solares fotovoltaicos para o carregamento de baterias de uma cadeira de rodas elétrica. In Anais do 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2006 [citado 23 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000200038&lng=pt&nrm=iso> .

Energia Renovável é todo o tipo de energia produzida a partir de uma fonte natural que não diminui pelo fato da sua utilização ser "renovável" [1]. Cada vez mais são utilizados recursos energéticos renováveis, pois estes oferecem múltiplas vantagens tais como a facilidade de produção de energia em pequena escala e por serem totalmente compatíveis com o meio ambiente. A energia renovável utilizada neste projeto é a energia solar fotovoltaica, conseguida pela conversão direta da energia solar em energia elétrica através do uso de células solares, podendo estas ser de vários tipos, sendo as mais comuns de silício. A grande vantagem do sistema fotovoltaico é a geração de energia elétrica limpa, ou seja, gera energia sem emitir poluente e sem destruir o meio ambiente além de se tratar de uma fonte inesgotável de energia. A principal desvantagem é, ainda, o alto custo e sua baixa eficiência, sendo assim, para que possa continuar desenvolvendo-a é necessário estabelecer mecanismos capazes de viabilizá-la. A busca destes mecanismos de incentivo torna-se muito importante, pois os energéticos renováveis e não convencionais não produzem um retorno financeiro ao investidor propriamente dito, trazendo sim grandes benefícios à comunidade, a sociedade e ao meio ambiente. Este projeto tem o propósito de criar um sistema de geração de energia elétrica através de módulos solares fotovoltaicos para carregar baterias de uma cadeira de rodas motorizada. Uma cadeira de rodas elétrica é movida por motores elétricos de corrente contínua que são alimentados por baterias, permitindo uma autonomia média de 10km por carga. As baterias são recarregadas por um carregador de baterias. Esta operação deverá ser realizada diariamente num espaço de 6 a 8 horas. De acordo com o Censo Demográfico de 2000 realizado pelo IBGE, o Brasil tem cerca de 1.416.060 deficientes físicos sendo que 861.196 são homens e 554.864 são mulheres. Foi a partir de um pedido de um usuário de cadeira de rodas elétrica que surgiu a idéia deste projeto. Tal usuário reclamava que ficava muito tempo carregando sua cadeira e tinha pouco tempo para utilizá-la. O objetivo é analisar a confiabilidade, a eficiência e os custos para a implantação de tal sistema. A principal finalidade é o aumento da autonomia, a economia de energia elétrica e dar maior liberdade do usuário.

Palavras-chave : Energia Solar Fotovoltaica; Cadeira de Rodas Motorizada; Baterias e Motores.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português