6, v.2"Uso do micro-crédito para financiamento de micros empreendimentos energéticos"Utilização de cerca elétrica solar para confinamento de caprinos na produção familiar do semi-árido Pernambucano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

PACCO, Honorato Ccalli, CORTEZ, Luís Augusto Barbosa, NEVES FILHO, Lincoln de Camargo et al. Utilização de biogás para resfriamento e secagem de hortaliças. In Anais do 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2006 [citado 19 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000200050&lng=pt&nrm=iso> .

A união Européia estabeleceu uma meta global de redução em 8% na emissão de gases com efeito estufa até 2012. Em 2010, 12,5% da energia na Europa deverá provir de fontes renováveis, sendo que o biogás poderá vir a representar cerca de 10% destas fontes. Até 2020 prevê-se a substituição de 20% das fontes convencionais por combustíveis alternativos. O biogás é apontado como uma alternativa ambientalmente competitiva, NEVES FILHO et al.,(2001). Com o biodigestor, o produtor rural pode transformar detritos animais e vegetais em uma excelente alternativa energética, além de obter um poderoso adubo orgânico. O projeto consistiria na instalação de um sistema de coleta de biogás que serviria de combustível para movimentar um motor ciclo Otto e assim poder acionar a Bomba de Calor. Este uso integrado permitirá utilizar a potencialidade que tem a Bomba de Calor de gerar energia de resfriamento e aquecimento, e para reduzir a utilização de energia elétrica no resfriamento rápido de tomates pós-colheita e na secagem de tomates maduros.

Palavras-chave : Biogás; Bomba de Calor; resfriamento rápido; secagem.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português