6, v.2Use of biogas for cooling and drying of vegetablesUtilização do biodiesel de mamona em micro-turbinas a gás - testes de desempenho térmico e emissões índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumen

COSTA, Heitor Scalambrini, COSTA NETO, Guilherme, ARAUJO, Kassia et al. Utilização de cerca elétrica solar para confinamento de caprinos na produção familiar do semi-árido Pernambucano. In Anales del 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2006 [citado 26 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000200051&lng=es&nrm=iso> .

O Centro de Estudos e Projetos - Naper Solar, ONG que trabalha com disseminação de energias alternativas no semi-árido nordestino juntamente com a Universidade Federal de Pernambuco, implantou na região do Sertão do Pajeú Pernambucano sistemas de criação de caprinos, em semi-confinamento, utilizando cercas eletrificadas com energia solar. O projeto, foi realizado em parceria com as prefeituras dos municípios de Afogados da Ingazeira e São José do Egito, as ONG´s Diaconia e Casa da Mulher do Nordeste, beneficiou 20 famílias de agricultores familiares de 9 comunidades rurais dos dois municípios, e está sendo desenvolvido com recursos do Programa de Cooperação Técnica entre o Fundo Nacional do Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente, e o Governo do Reino dos Paises Baixos. O sistema implantado, contrariamente ao sistema de produção extensivo tradicional, proporciona maior controle sanitário dos animais, minimizando os riscos de contaminação; alimentação mais controlada e balanceada, levando o aumento de peso; além do manejo da pastagem, garantindo sempre a alimentação para os animais. A redução no custo das cercas e no desmatamento são outras vantagens apresentadas pelo sistema. As cercas elétricas utilizadas para a contenção de caprinos são construídas com apenas 4 linhas de arames lisos e fixadas com isoladores em estacas de madeira localizadas a cada 10m uma da outra, contra as 9 linhas de arame farpado usadas nas cercas convencionais, fixadas com grampos em estacas a cada metro de distância. O uso da cerca elétrica em substituição à cerca convencional apresenta redução em até 40% do custo, economia na manutenção, facilidade e rapidez na instalação e no deslocamento para outras áreas. As áreas cercadas variam de 0,5 a 4ha, para criação de 5 a 50 animais. Para eletrificar uma cerca é necessário módulo fotovoltaico, eletrificador, bateria, isoladores (passagem e canto), hastes para aterramento e derivador de raios. Neste trabalho são descritos os componentes da cerca elétrica solar, apresentadas os principais benefícios desta instalação e os custos de instalação e manutenção.

Palabras llave : Criação de caprinos; tecnologia apropriada; cerca elétrica solar.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués