6, v.2Utilização do biodiesel de mamona em micro-turbinas a gás - testes de desempenho térmico e emissões índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumen

COLDEBELLA, Anderson, SOUZA, Samuel Nelson Melegari de, SOUZA, Juliano de et al. Viabilidade da cogeração de energia elétrica com biogás da bonivocultura de leite. In Anales del 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2006 [citado 19 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022006000200053&lng=es&nrm=iso> .

As conquistas tecnológicas relacionadas a evolução do setor agrícola são dependentes de alguma forma de energia, dentre elas, podemos destacar a energia elétrica que tem alto custo e os derivados de petróleo, que estão se esgotando com o passar dos anos, gerando oscilações de preço, insegurança quanto ao fornecimento futuro além de serem altamente poluentes. O Brasil já apresenta tradição no uso de fontes renováveis de energia, destacando-se a energia hidroelétrica que é responsável por mais de 80% de toda eletricidade consumida no país, seguida pelo etanol, um derivado da cana-de-açúcar que pode ser utilizado puro ou misturado a gasolina (derivado do petróleo) para substituí-la. Apesar de termos esta tradição e de já estarmos utilizando algumas fontes renováveis de energia, ainda temos outras fontes com potencial que são pouco exploradas, tais como, a energia solar, energia eólica e a biomassa. Por se tratar de um país tropical, o Brasil, apresenta um enorme potencial para produção de biomassa vegetal, além de produzir resíduos industriais e dejetos gerados pela atividade agroindustrial. A região oeste de Paraná destaca-se pela produção gerada pelas agroindústrias, porém, com o aumento da demanda e consequentemente o aumento da produção, a geração de esterco, seja ele de bovinos, suínos, aves ou de qualquer outro tipo de animal vem se tornando um sério problema ambiental. Estes dejetos são importantes matérias-primas para produção de biogás, um combustível semelhante ao gás natural que pode ser convertido em energia elétrica, térmica ou mecânica dentro da própria propriedade, reduzindo os custos de produção. A eficiência dos sistemas de cogeração varia em função da composição do biogás e do equipamento utilizado para conversão, podendo chegar a 38%, que equivale a 2,0 a 2,5 kWh por m3 de biogás. Este trabalho tem por objetivo avaliar a viabilidade da produção de energia elétrica a partir do biogás gerado por dejetos da bovinocultura de leite, utilizando um motor de combustão interna convertido para o biogás e acoplado a um gerador elétrico.

Palabras llave : Biogás; energia elétrica; bovinocultura.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués