4A Discussion about the effect provoked by the autist´s echolaliaPsicopedagogia: considerações sobre o futuro de uma outra ilusão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Colóquio do LEPSI IP/FE-USP
Os adultos, seus saberes e a infância

ISBN 85-86736-12-0 versión on-line

Resumen

ALMEIDA, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de. O Ser infante e o Ser professor na memória educativa escolar. In Anales del 4. Colóquio do LEPSI IP/FE-USP, 2002, San Pablo, São Paulo (SPSPSP) [online]. 2002 [citado 02 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032002000400011&lng=es&nrm=iso> .

Neste artigo propõe-se a memória educativa como um dispositivo através do qual o professor possa construir a sua verdade histórica, produzir uma nova relação com o vivido e desencadear um processo pelo qual, parafraseando o pensamento freudiano, possa fazer as pazes com a criança que está dentro dele, ou seja, em meio às vicissitudes de sua formação supõe-se o Ser infante no Ser professor.

Palabras llave : Psicanálise e educação; Formação de professores; memória educativa.

        · resumen en inglés     · texto en portugués