4Ditos e interditos em seus efeitos sobre a educação e a aprendizagem na clínica psicopedagógicaO silêncio como ato de lei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Colóquio do LEPSI IP/FE-USP
Os adultos, seus saberes e a infância

ISBN 85-86736-12-0 versão on-line

Resumo

LABRIOLA, Luiz Paulo. O que podemos fazer pelas crianças?: infância, escola e responsabilidade social em Hannah Arendt. In Anais do 4. Colóquio do LEPSI IP/FE-USP, 2002, San Pablo (SP) [online]. 2002 [citado 18 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032002000400014&lng=pt&nrm=iso> .

Esta comunicação oral aborda o problema da crise de autoridade nas relações entre adultos e crianças, partindo do diagnóstico de Arendt (1954) acerca de uma crise gerada pela implantação de reformas educacionais nos EUA, na primeira metade do século XX, inspiradas no pragmatismo deweyano.

Palavras-chave : educação; autoridade; crise.

        · resumo em inglês     · texto em português