4Playing in the first year of lifeThe non-reason in childhood: the psychoanalytic discourse and the inclusion índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Colóquio do LEPSI IP/FE-USP
Os adultos, seus saberes e a infância

ISBN 85-86736-12-0 versión on-line

Resumen

DE LUCA, Renata. Inclusão: normalização?. In Anales del 4. Colóquio do LEPSI IP/FE-USP, 2002, San Pablo, São Paulo (SPSPSP) [online]. 2002 [citado 02 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032002000400018&lng=es&nrm=iso> .

Após o furor inclusivo presente nas últimas décadas, que preconizava a inclusão das crianças com dificuldades pelo sistema regular de ensino a qualquer custo, estudiosos da educação têm recortado a normalização como um grande risco deste projeto, que o levaria a um impasse. Este trabalho objetiva falar do conceito de normalização, através dos clássicos estudos de Michael Foucault e Canguilhem, para oferecer uma contribuição teórica interdisciplinar no pensar a inclusão.

Palabras llave : Inclusão; princípio da normalização.

        · resumen en inglés     · texto en portugués