4A antinomia disciplina/liberdade na concepção kantiana de educaçãoThe moral education and the "lost pedagogical time" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Colóquio do LEPSI IP/FE-USP
Os adultos, seus saberes e a infância

ISBN 85-86736-12-0 versión on-line

Resumen

GOMES-KELLY, Roberta Ecleide de Oliveira. Fluir ou disfluir: eis a questão! Uma discussão sobre a gagueira e a psicanálise. In Anales del 4. Colóquio do LEPSI IP/FE-USP, 2002, San Pablo, São Paulo (SPSPSP) [online]. 2002 [citado 02 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032002000400021&lng=es&nrm=iso> .

Este trabalho busca discutir a gagueira a partir da Psicanálise. São enfocados o histórico da Psicanálise em relação à gagueira, o papel da família no estabelecimento deste sintoma e a proposta de uma especificidade - a gagueira como uma manifestação fóbica.

Palabras llave : Gagueira; Psicanálise; Fobia.

        · resumen en inglés     · texto en portugués