4Um saber sobre a criançaAlgumas conseqüências inesperadas do declínio da figura do professor tradicional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Colóquio do LEPSI IP/FE-USP
Os adultos, seus saberes e a infância

ISBN 85-86736-12-0 versão on-line

Resumo

VORCARO, Angela. O saber "insabido" da criança. In Anais do 4. Colóquio do LEPSI IP/FE-USP, 2002, San Pablo (SP) [online]. 2002 [citado 18 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032002000400025&lng=pt&nrm=iso> .

Este trabalho discute a questão: em que medida é possível observar crianças?, através de um percurso pelos saberes específicos sobre a infância, aqueles que estão fundados na técnica de observação. Pretende demonstrar que para atingir os ideais de generalização típicos do registro da ciência é o específico da condição subjetiva da criança que precisa ser recusado.

Palavras-chave : observação; condição subjetiva; ciência.

        · texto em português