4A infância e a educação: o futuro de uma ilusãoQuem tem moral com os adolescentes?: Duas hipóteses sobre a crise na educação no século XXI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Colóquio do LEPSI IP/FE-USP
Os adultos, seus saberes e a infância

ISBN 85-86736-12-0 versión on-line

Resumen

SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de. A escola e a palavra pública: apontamentos para uma reflexão em educação e psicanálise. In Anales del 4. Colóquio do LEPSI IP/FE-USP, 2002, San Pablo, São Paulo (SPSPSP) [online]. 2002 [citado 02 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032002000400033&lng=es&nrm=iso> .

Este trabalho discute a importância da retomada do papel da palavra pública nos objetivos da escolarização. Possuidora de regras e dinâmica diferentes e irredutíveis a língua escrita, a palavra pública tem um papel decisivo nos jogos sociais de poder, tornando imprescindível a escola um resgate desta dimensão, modernamente preterida em prol da língua escrita.

Palabras llave : palavra pública; poder; escola.

        · texto en portugués