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Colóquio do LEPSI IP/FE-USP
Os adultos, seus saberes e a infância

ISBN 85-86736-12-0 versión on-line

Resumen

KUPFER, M. Cristina M. Tratar e educar essas crianças pouco normais. In Anales del 4. Colóquio do LEPSI IP/FE-USP, 2002, San Pablo, São Paulo (SPSPSP) [online]. 2002 [citado 03 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032002000400037&lng=es&nrm=iso> .

Para examinar a pergunta sobre por que e como tratamento e educação se separaram e se opuseram, o artigo em questão remonta às origens históricas das práticas de tratamento e de educação modernas, já que é na modernidade que elas se separam. No texto, Educação está sendo tomada em seu sentido de educação familiar, mas não são deixadas de lado as conseqüências, para a educação escolar, das idéias desenvolvidas. Conclui-se que hoje o que está em jogo é educar tratando ou tratar educando, tanto faz, já que cada um desses termos perde em importância para dar lugar a práticas cuja principal meta é a de permitir o surgimento do sujeito na criança

Palabras llave : psicanálise; educação; psicose infantil; capacitação de professores.

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