4Des-ilusão tem futuro?: artistagem da infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Colóquio do LEPSI IP/FE-USP
Os adultos, seus saberes e a infância

ISBN 85-86736-12-0 versão on-line

Resumo

KUPFER, M. Cristina M. Tratar e educar essas crianças pouco normais. In Anais do 4. Colóquio do LEPSI IP/FE-USP, 2002, San Pablo (SP) [online]. 2002 [citado 23 Junho 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032002000400037&lng=pt&nrm=iso> .

Para examinar a pergunta sobre por que e como tratamento e educação se separaram e se opuseram, o artigo em questão remonta às origens históricas das práticas de tratamento e de educação modernas, já que é na modernidade que elas se separam. No texto, Educação está sendo tomada em seu sentido de educação familiar, mas não são deixadas de lado as conseqüências, para a educação escolar, das idéias desenvolvidas. Conclui-se que hoje o que está em jogo é educar tratando ou tratar educando, tanto faz, já que cada um desses termos perde em importância para dar lugar a práticas cuja principal meta é a de permitir o surgimento do sujeito na criança

Palavras-chave : psicanálise; educação; psicose infantil; capacitação de professores.

        · resumo em inglês     · texto em português