5A intervenção psicanalítica nas psicoses não decididas na infânciaReich, prevention, and childhood education author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Colóquio do LEPSI IP/FE-USP
Psicanálise, infância e educação

On-line ISBN 978-85-60944-06-4

Abstract

KUPFER, Maria Cristina M. Autismo: uma estrutura decidida? Uma contribuição dos estudos sobre bebês para a clínica do autismo.. In: COLOQUIO DO LEPSI IP/FE-USP, 5., 2004, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032004000100005&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 19 May. 2024.

Neste texto desenvolve-se a questão do que pode haver de decidido na estrutura autista. A distinção já localizável em Freud entre um eu-real e um eu-prazer poderia trazer um caminho possível de resposta. Articulando autores no interior da psicanálise que se dedicaram a pensar o autismo com autores que observaram a evolução dos esquemas corporais em crianças desde momentos bem precoces de seu desenvolvimento, procurou-se, na confrontação com uma prática clínica, trabalhar o que se passa neste momento de estruturação. A noção de um esquema corporal independente e a de um devir viscoso parecem indicar o que estaria decidido na estruturação autista.

        · abstract in english     · text in portuguese