5A intervenção psicanalítica nas psicoses não decididas na infânciaReich, prevention, and childhood education índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Colóquio do LEPSI IP/FE-USP
Psicanálise, infância e educação

ISBN 978-85-60944-06-4 versión on-line

Resumen

KUPFER, Maria Cristina M. Autismo: uma estrutura decidida? Uma contribuição dos estudos sobre bebês para a clínica do autismo. In Anales del 5. Colóquio do LEPSI IP/FE-USP, 2004 [online]. 2004 [citado 06 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032004000100005&lng=es&nrm=iso> .

Neste texto desenvolve-se a questão do que pode haver de decidido na estrutura autista. A distinção já localizável em Freud entre um eu-real e um eu-prazer poderia trazer um caminho possível de resposta. Articulando autores no interior da psicanálise que se dedicaram a pensar o autismo com autores que observaram a evolução dos esquemas corporais em crianças desde momentos bem precoces de seu desenvolvimento, procurou-se, na confrontação com uma prática clínica, trabalhar o que se passa neste momento de estruturação. A noção de um esquema corporal independente e a de um devir viscoso parecem indicar o que estaria decidido na estruturação autista.

        · resumen en inglés     · texto en portugués