5Autismo: uma estrutura decidida? Uma contribuição dos estudos sobre bebês para a clínica do autismoO psicanalista "malgré lui" author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Colóquio do LEPSI IP/FE-USP
Psicanálise, infância e educação

On-line ISBN 978-85-60944-06-4

Abstract

ALBERTINI, Paulo. Reich, prevenção e educação infantil.. In: COLOQUIO DO LEPSI IP/FE-USP, 5., 2004, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032004000100006&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 24 May. 2024.

Este estudo investiga as idéias do psicanalista dissidente Wilhelm Reich associadas ao tema da prevenção da neurose por meio da educação infantil. Ao contrário de Freud, que depois de algum aceno inicial não mais apostou no potencial preventivo da educação, Reich, ao longo de sua obra, nunca deixou de trilhar por esse caminho. Duas orientações centrais do projeto preventivo desse autor foram abordadas: a) a concepção de neurose como uma doença de massa produzida por determinado contexto sócio-cultural; b) o foco no domínio sexual da educação infantil.

Keywords : Wilhelm Reich; educação infantil; sexualidade; psicanálise.

        · abstract in english     · text in portuguese