5Autismo: uma estrutura decidida? Uma contribuição dos estudos sobre bebês para a clínica do autismoO psicanalista "malgré lui" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Colóquio do LEPSI IP/FE-USP
Psicanálise, infância e educação

ISBN 978-85-60944-06-4 versión on-line

Resumen

ALBERTINI, Paulo. Reich, prevenção e educação infantil. In Anales del 5. Colóquio do LEPSI IP/FE-USP, 2004 [online]. 2004 [citado 06 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032004000100006&lng=es&nrm=iso> .

Este estudo investiga as idéias do psicanalista dissidente Wilhelm Reich associadas ao tema da prevenção da neurose por meio da educação infantil. Ao contrário de Freud, que depois de algum aceno inicial não mais apostou no potencial preventivo da educação, Reich, ao longo de sua obra, nunca deixou de trilhar por esse caminho. Duas orientações centrais do projeto preventivo desse autor foram abordadas: a) a concepção de neurose como uma doença de massa produzida por determinado contexto sócio-cultural; b) o foco no domínio sexual da educação infantil.

Palabras llave : Wilhelm Reich; educação infantil; sexualidade; psicanálise.

        · resumen en inglés     · texto en portugués