5Inclusão escolar: do "politicamente correto" à política da ética do sujeito no campo da educação author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Colóquio do LEPSI IP/FE-USP
Psicanálise, infância e educação

On-line ISBN 978-85-60944-06-4

Abstract

BARZOTTO, Valdir Heitor. A criança falada e a cena de quem a fala.. In: COLOQUIO DO LEPSI IP/FE-USP, 5., 2004, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032004000100012&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 24 May. 2024.

Examinando textos acadêmicos que versam sobre o ensino de Língua Portuguesa, verificamos a existência de uma imagem de criança para representar a criança inserida no contexto escolar que vai sendo delineada em sua escrita. Paralelamente, deparamos- nos com a montagem de uma cena, na qual os autores oferecem imagens de si que, em alguns aspectos, são equivalentes, àquela da criança. A partir desta percepção, assumimos a tarefa de analisar especificamente os procedimentos de escrita presentes nos referidos textos, prestando atenção nas relações estabelecidas entre o autor e as palavras dos autores que ele cita. Baseando-nos no modo como os autores aqui estudados se comportam frente às palavras de terceiros, acreditamos poder compreender melhor o que move os autores para apresentar tais imagens de crianças bem como compreender melhor os procedimentos de escrita na universidade.

        · abstract in english     · text in portuguese