5Inclusão escolar: do "politicamente correto" à política da ética do sujeito no campo da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Colóquio do LEPSI IP/FE-USP
Psicanálise, infância e educação

ISBN 978-85-60944-06-4 versão on-line

Resumo

BARZOTTO, Valdir Heitor. A criança falada e a cena de quem a fala. In Anais do 5. Colóquio do LEPSI IP/FE-USP, 2004 [online]. 2004 [citado 18 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032004000100012&lng=pt&nrm=iso> .

Examinando textos acadêmicos que versam sobre o ensino de Língua Portuguesa, verificamos a existência de uma imagem de criança para representar a criança inserida no contexto escolar que vai sendo delineada em sua escrita. Paralelamente, deparamos- nos com a montagem de uma cena, na qual os autores oferecem imagens de si que, em alguns aspectos, são equivalentes, àquela da criança. A partir desta percepção, assumimos a tarefa de analisar especificamente os procedimentos de escrita presentes nos referidos textos, prestando atenção nas relações estabelecidas entre o autor e as palavras dos autores que ele cita. Baseando-nos no modo como os autores aqui estudados se comportam frente às palavras de terceiros, acreditamos poder compreender melhor o que move os autores para apresentar tais imagens de crianças bem como compreender melhor os procedimentos de escrita na universidade.

        · resumo em inglês     · texto em português