6Abordagem da oralidade e da escrita na escola a partir da tessitura interdisciplinar entre a psicanálise e a lingüística author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

LO BIANCO, Anna Carolina. Psicanálise e universidade: a questão da filiação do analista.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100001&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 15 June. 2024.

O presente trabalho procura elaborar alguns pontos sobre as condições de transmissão da psicanálise - pensa que condições lhe são próprias e, ao mesmo tempo, compatíveis com seu modo de operar. Seguindo a palavra de Freud e de Lacan, considera que implicado nessa transmissão está o ato, que o analista não é sem fazê-lo, dirigido à filiação e, especificamente, à afiliação institucional. Trata-se de uma posição que não se vale apenas do saber "sabido" da universidade, mas exige trabalho frente ao enigma colocado pelo inconsciente.

Keywords : transmissão; ato analítico; afiliação; saber; inconsciente.

        · abstract in english     · text in portuguese