6Psicanálise e universidade: a questão da filiação do analista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

BELINTANE, Claudemir. Abordagem da oralidade e da escrita na escola a partir da tessitura interdisciplinar entre a psicanálise e a lingüística.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100002&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 17 Maio. 2024.

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a oralidade e a escrita na escola, consideradas a partir de uma perspectiva teórica que assume alguns conceitos que aproximam a Psicanálise e a Lingüística (inconsciente estruturado como linguagem, rébus, escrita, oralidade, fala e outros). Utilizando alguns textos literários e duas produções textuais de alunos, o autor explora as possibilidades de abordagem da oralidade e da escrita não de forma dicotômica, mas considerando ambas como produtos e processos de uma mesma dinâmica psíquica, cuja compreensão permitirá aos educadores um arranjo curricular e mesmo um manejo didático mais profícuos e mais condizentes com aqueles princípios de autoria a que muitos escritores fazem menção, ou seja, a influência inconsciente dos textos orais originários da infância.

        · resumo em inglês     · texto em português