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Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

O método psicanalítico não eqüivale às balizas técnicas explicitamente formuladas sobre a técnica. Este fato inaugura a possibilidade de constituir outra modalidade metodológica, própria à clínica das psicopatologias, e há muito tempo perseguida pela psiquiatria clássica, referida ao trilhamento e à transmissão da prática através da transposição da experiência para o registro da escrita, por meio das chamadas monografias clínicas. Diferentemente dos psiquiatras clássicos, preocupados demais com a generalização classificatória que apagava as monografias produzidas, a modalidade metodológica que Freud fez vigorar preserva a manifestação singular tanto do paciente quanto do ato clínico, limitando a possibilidade de redução do método clínico à técnica que tornaria o objeto universalizável e passível de aplicabilidade. Mas podemos desdobrar a função das monografias, forçando-as a dizer melhor, esclarecidas pelo que veio depois. As monografias psiquiátricas e psicanalíticas quando tomadas como gênero literário permitem destacar a sua função imprescindível na constituição do saber psiquiátrico e do método psicanalítico. Mas cabem, sobre elas, muitas questões: Quem é o autor dessas monografias? O que se transmite do método clínico por essa via escrita? A monografia pode ser considerada um gênero literário?

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