6Transmission of psychoanalysis to educators: when the circulation of a word implies the make-sayingDiscussion about the use of clinical reports in researches and in the transmission of the clinic author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

VOLTOLINI, Rinaldo. A educação como "fato inconveniente" para a psicanálise.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100006&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 15 June. 2024.

Neste texto discute-se a questão da Transmissão da Psicanálise aos educadores tomando como viés a relação transferencial da Psicanálise com a Educação. A hipótese principal é de que a história da intersecção da Psicanálise com a Educação iniciada pelo próprio Freud parece ter confirmado a Educação como um fato menor, uma vez que assim poderia afirmar-se melhor em sua própria especificidade, renegando um tempo em que estas duas posições de trabalho se confundiram no interior da teoria psicanalítica.

        · abstract in english     · text in portuguese