6Transmission of psychoanalysis to educators: from the pedagogic ideal to the real of the educational (trans)missionStudy of case or clinical report? author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

RICKES, Simone Moschen. A transmissão do grande segredo. In Proceedings of the 6th Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [cited 28 March 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100009&lng=en&nrm=iso> .

O artigo propõe pensar a escola como guardiã do intervalo que há entre as palavras e as coisas que elas designam, discutindo o lugar deste intervalo enquanto motor de qualquer produção dita de conhecimento que mereça ser chamada de humana. A escola é vista como agente de uma tarefa de extrema complexidade: fomentar a construção e apropriação do conhecimento e, ao mesmo tempo, sublinhar sua impossibilidade de replicar o mundo que procura abarcar, colocando, nesta medida, a responsabilidade do sujeito em primeiro plano. Sublinhada a estrutura ficcional de toda verdade (Lacan, 1959-60), a transmissão que importa a escola fazer se verá atravessada de ponta a ponta por uma reflexão ética fortemente tecida à responsabilidade pelo mundo que o conhecimento inventa sem ao menos dominar as condições desta criação.

Keywords : transmissão; ética; experiência.

        · abstract in english     · text in portuguese