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Psicanálise, Educação e Transmissão
ISBN 978-85-60944-08-8 versão
on-line
ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line
Resumo
O artigo propõe pensar a escola como guardiã do intervalo que há entre as palavras e as coisas que elas designam, discutindo o lugar deste intervalo enquanto motor de qualquer produção dita de conhecimento que mereça ser chamada de humana. A escola é vista como agente de uma tarefa de extrema complexidade: fomentar a construção e apropriação do conhecimento e, ao mesmo tempo, sublinhar sua impossibilidade de replicar o mundo que procura abarcar, colocando, nesta medida, a responsabilidade do sujeito em primeiro plano. Sublinhada a estrutura ficcional de toda verdade (Lacan, 1959-60), a transmissão que importa a escola fazer se verá atravessada de ponta a ponta por uma reflexão ética fortemente tecida à responsabilidade pelo mundo que o conhecimento inventa sem ao menos dominar as condições desta criação.
Palavras-chave : transmissão; ética; experiência.